(19) 3579-1515  

Tratamentos - Gastrite


Gastrite é o processo  inflamatório  da mucosa, que é a camada que reveste as paredes internas do estômago. Ela pode ser  aguda ou crônica e é provocada por diferentes fatores, como a bactéria Helicobacter pylorii ,uso de  medicações, como o ácido acetilsalicílico, antiinflamatórios e corticóides; consumo de bebidas alcoólicas, e outros secundários a doenças.

Sintomas
O sintoma mais comum é a dor, principalmente  na região epigástrica (na região central do abdômen , acima da cicatriz umbilical ou a “boca do estômago”), podendo irradiar para outros locais.
 Pode ser acompanhado de perda do apetite, sensação de peso no estômago, saciedade precoce (comer pouco e ter a sensação de que comeu demais), eructações (arrotos),  náuseas e vômitos , assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.



Diagnóstico

Histórico clínico e  exame de endoscopia digestiva alta são fundamentais para o diagnóstico da gastrite.

Tratamento
O tratamento é variavel . A gastrite  causada pelo uso de anti-inflamatórios não hormonais  ou abuso de álcool pode ser aliviada com a interrupção  da ingestão destas substâncias.

A gastrite crônica causada pelo Helicobacter pylori é tratada pela erradicação da bactéria com o uso de antibióticos.
O principal plano terapêutico  inclui medicações que tratam a acidez do estômago, com o objetivo de  promover a cicatrização da mucosa.

 Antiácidos como Alka-Seltzer, Sal de Frutas Eno, Maalox-Plus, Mylanta-Plus, Simeco plus e Riopan  neutralizam a acidez estomacal e fornecem alívio para a dor.
Bloqueadores de ácido ou bloqueadores H2, como a cimetidina, ranitidina, nizatidina ou famotidina ajudam a reduzir a acidez gástrica. Estas drogas dão um alívio temporário.

 Bloqueadores da bomba de prótons  reduzem o ácido, bloqueando a ação nas bombas que secretam ácido nas células estomacais. Esta classe de medicações inclui o omeprazol, lansoprazol, rabeprazol e esomeprazol.

Para o tratamento do Helicobacter pylori deve-se prescrever uma combinação de antibióticos com inibidores da bomba de prótons. O antibiótico destrói a bactéria e o bloqueador de bomba alivia a dor e as náuseas, melhora a inflamação e pode aumentar a efetividade do antibiótico.

Recomendações alimentares :  respeitar os horários das refeições, separar algum tempo para fazer uma refeição tranquila, fazer pequenas refeições ao longo do dia, mastigar bem os alimentos, evitar cigarro, anti-inflamatórios, café e bebidas a base de cafeína, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e doces. É importante dar  preferência a frutas, verduras e carnes magras.